Entrevista com o Jarves Calixto (Jotta) 1º Assistente de câmera e Foquista

Jotta está no mercado goiano atuando no departamento de fotografia há de 11 anos.

Acervo pessoal Jarves Calixto – Jontex 2021 – Plural Imagem e Som.

Infância e Carreira

Olá, meu nome é Jarves Calixto Guimarães, mas a galera do audiovisual me chama de Jotta, ou “Jarvinho” por familiares e amigos mais próximos, tenho 44 anos, já estou com 11 anos de Audiovisual, Nasci em Goiânia, sou o filho mais velho de 5 irmãos  e tive o início da infância no setor Universitário até os 7 anos,  depois a gente foi morar no setor Santo Hilário onde passei grande parte da minha infância. a gente sempre viveu de maneira muito simples, sem nada de luxo e mesmo assim tive uma infância incrível  sempre estudei em escolas públicas e minha mãe  sempre batalhou para gente nunca abandonar os estudos, até irmos morar em Aparecida de Goiânia, depois que meus pais  começaram a construir uma casa. 

Eu já vinha muitos anos de estrada como caminhoneiro, quando meu primeiro filho nasceu e então resolvi sair, quando em 2012 meu cunhado Juarez (in memoria) que era cinegrafista me chamou para fazer um freelancer como motorista numa campanha política do Paulo Garcia (PT) na Set produtora. Eu lembro que fiquei deslumbrado com tudo aquilo pois era uma campanha muito grande, talvez uma das últimas mais bem pagas desse mercado e com muita gente trabalhando. foi por poucos dias eu já estava desenvolvendo na equipe técnica  e quando a campanha acabou eu já estava empregado na produtora, como lá as demandas eram muitas, um fluxo grande de filmes publicitários e documentários, desenvolvi rápido como operador de som direto, maquinaria e elétrica. Ao longo do tempo fui me destacando no mercado e criando relações com outras produtoras e profissionais e foi quando decidi sair e ficar de freelancer, podendo assim então encarar outros desafios e adquirindo mais experiência e conhecimento. em 2017 comecei a me dedicar mais no departamento de câmera atuando em filmes publicitários, cinema e videoclipes, e me tornando parceiros de empresas como a Plural Imagem e Som, Dropz filmes, Sanfona filmes, Makro video, Ação , A Firma Filmes e outras.

Acervo pessoal Jarves Calixto

Referências

No início tive apoio importantes de profissionais que já eram da casa como: Agamenon, Cris Inácio, Bruno, Carlão que foi minha primeira referência de assistente de câmera, Chico Sombra que foi parceiro de ideias malucas nos primeiros anos rsrsrs…, Sueli e Luiz Claudio que acreditaram no meu potencial e me deram a oportunidade. Logo depois tive a oportunidade de trabalhar com caras como o Revis e o Chico Macedo que me levaram a expandir mais relações e a poder trabalhar com grandes profissionais que frequentavam o mercado goiano  como: Emerson Maia, Capuano, Thiago Moreira, Jorge Floretta, Cris Adonis, Larry e etc.  Um outro cara que foi importante na minha carreira dado os desafios que tive como maquinista e foquista foi o diretor Pedro Serrano, de lá para cá, fui estendendo as relações e pude conhecer também outros grandes nomes do mercado nacional.

Dificuldades

Sem dúvida foi no período de pandemia, foi tenso… estava como freelancer e de repente tudo parou, daí me vi em casa sem trabalho com 2 filhos e mulher , com medo da doença e a falta de dinheiro foi muito difícil. Porém é na dificuldade que a gente cresce, e é também onde vemos quem realmente te valoriza. nesse período algumas coisas boas  aconteceram e res delas me marcaram que foi quando um amigo dono de uma produtora (Pezão) me ligou e me fez um pix de vários cachês adiantados, a força que a esposa do Larry deu pra me ajudar a receber alguns fundos de amparo e o Márcio da Plural que me acolheu na produtora no momento mais crítico da minha vida financeira.

Acervo pessoal Jarves Calixto – set de filmagem longa-metragem Vento Seco

Processo Criativo

Boas ideias sempre garantem bons resultados, acredito no trabalho em equipe e tenho comigo uma frase de um profissional que também até hoje é uma referência pra mim que diz assim: “O certo é sempre o certo” (Chacal). sendo assim, as chances são grandes de tudo dar certo. 

Nos projetos como maquinista eu sempre fazia pesquisas de ideias para ser prático e seguro no set e mesmo sendo uma área técnica, é fundamental o senso de criação para boas ideias, é a lógica para dar certo. no departamento de câmera o corre é um pouco mais intenso, pois a tecnologia muda numa velocidade insana, daí vc corre para não ficar desatualizado, no que diz respeito ao foco, a prática leva a perfeição. Então é sempre bom participar de fóruns, cursos e oficinas para você ter acesso a equipamentos que são difíceis de ter no dia a dia. Sempre que posso faço visitas em locadoras para ter acesso a equipamentos que são mais atuais e é sempre bom também conversar entre outros profissionais pra ver o que tá rolando. Importante também ter boa postura  e responsabilidade  na função que você está exercendo, afinal tudo costuma ser muito caro, mais do que podemos pagar. O tempo também custa muito e é fundamental você desenvolver com precisão no set, pois o trabalho dos outros depende do seu.

Acervo pessoal Jarves Calixto – Jontex 2021 – Plural Imagem e Som

Mercado goiano

O mercado goiano ainda é muito pequeno e carente de muita coisa como; mão de obra, estrutura, investimentos e etc. A valorização do humano no audiovisual muita das vezes é bem baixa e por isso, dá para melhorar, porque aqui existem grandes profissionais, muita gente criativa, e a galera sempre dá conta do recado.

 Eu mudaria no mercado goiano seria: dar valor aos que sabem fazer, prezar por quem tem responsabilidade, ensinar quem está disposto à aprender, trabalhar  do jeito certo, pagamento justo e entrega honesta.

Eu diria aos novos profissionais que estão iniciando a carreira; No audiovisual infelizmente o que vale é o que dizem sobre você, e não o que você pensa que é, até você ter a oportunidade de provar o contrário ou se afirmar. Então, cuide de ser bom naquilo que quer fazer, tenha boas relações, respeite e vai ter respeito e cuidado para não se perder e não ser escroto, pois ninguém é insubstituível. No momento atual, cada vez mais não há mais espaço para arrogância, desrespeito e incapacidade. Eu posso dizer que a busca por profissionais mais horizontais flexíveis e capacitados tem aumentado bastante.

Você está trabalhando em algum projeto atualmente, há algum projeto futuro que seja interessante contar?

resposta: Hoje atualmente estou na produtora Plural Imagem e Som e acho legal o fluxo de profissionais e projetos da casa, tenho aprendido mais a cada desafio. E tenho também alguns projetos pessoais em desenvolvimento, 2 deles que é um curta e um doc que devem sair em breve.

Contato

Intagram: @j.calixto_

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *