O curta-metragem Eu, Poesia pra Quem? do diretor e diretor de fotografia Gleig de Souza já está disponível no Youtube e no Vimeo.

 Filmado em 2017, o curta conta a história de Jô, uma jovem militante que deve tomar uma decisão sobre um amigo que supostamente é traidor do movimento na qual ela faz parte. Assim, o público pode acompanhar o ritmo acelerado na qual a personagem circula entre o Centro de uma cidade e a periferia.

O curta foi filmado em duas regiões diferentes, algumas em Trindade-GO no bairro Dona Iris II e outras no centro de Goiânia, usando como cenário os muros do Colégio Lyceu de Goiânia e um beco próximo ao colégio como locação e pano de fundo para os acontecimentos do filme.

A equipe foi formada em sua maioria por estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, na época da filmagem estavam no quarto período da faculdade, outros já eram profissionais que atuavam com audiovisual. O destaque é a protagonista MC Inà Avessa que conquistou o prêmio de Menção Honrosa na Mostra É Nóis Goiás, do Festival Favera em 2021 por sua atuação no filme.

O filme circulou bastante por festivais e mostra, com destaque para sua estreia na X Mostra Audiovisual da UEG em 2019 recebendo o prêmio de 1ª Colocação. Participou também da mostra First-Time Filmmaker Sessions, da organização britânica Lift-Off Global Network. Que aconteceu em outubro de 2020. Outro festival importante na qual participou foi no Festival Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO) na qual fez parte da mostra “Pandemia é Política”.

O diretor e diretor  de fotografia Gleig de Souza é morador de Aparecida de Goiânia, conta que o curta foi sua primeira experiência com direção cinematografia, segundo ele, o filme surgiu de uma experiência pessoal que e o motivou a realizar o filme. No entanto, o filme não tem motivação política, mas reflete muito os movimentos sociais que aconteceram ao longo dos anos até sua estreia, como um dos protestos do filme nas cenas finais, ressoando vozes dos protestos em 2019 que aconteceram no Equador quando o governo cortou os subsídios dos combustíveis as pessoas pobres. Assim, enquanto via a transmissão dos protestos nas redes sociais, gravou com o celular os sons dos protestos e Assembleias Confederação das Nacionalidades Indígenas (CONAIE) e usou no filme, já prestes a estrear em 2019.

Créditos  do curta Eu, Poesia Pra quem?

Produção: Lembra Filmes

Atores: Inà Avessa, Sidi Leite, Francisco Mendes, Raquel Rosa, Yago Pereira, Paulo Morais, Nina Soldera.

Roteiro e Direção: Gleig de Souza

Assistente de Direção: Milena Magalhães

Continuista: Pedro Roma

Direção de Produção: Bruno Mendes

Primeiro Assistente de Produção: Bárbara Santana

Segundo Assistente de Produção: João Barbosa

Catering: Dona Maria

Direção de Fotografia: Thaynara Rezende

Primeiro Assistente de Câmera: Jonatas Borges

Segundo Assistente de Câmera: Bruna Chamelet

Maquinária/Elétrica: Jonatas Borges

GMA: Thaynara Rezende

Direção de Arte: Sérgio Júnyor

Assistente de Arte: Vinicius Resende

Figurino e maquiagem: Lorena Pontes

Som Direto: Marlúcio Rezende

Microfonista: Alaor Vieira

Montagem: Gleig de Souza

Acompanhamento: Rafael Almeida

Foleys/ADR e Masterização: Fábio Silva

Trilha Músical: Gleig de Souza

Colorização e Design gráfico: Thaynara Rezende

Still e Making of: Bruna Chamalet e Paola Gomes

Segurança: Arley Alves Gomes

Músicas: Anarquia – Garotos Pobres – Album: Mais Pobres do Que Nunca 1985

Drama – Fantasma de Agnes – album: Fantasma de Agnes 2001

Figuração: Guilherme Lobato, Allan Silva, Bárbara Santana, Lorena Pontes, Sergio Júnyor, Vinicius Resende, Tiago Rabelo.

Apoio: Dafuq filmes, Estratos filmes, Nois K Tá Produções, MR Digital, Tubo Filmes, Tá na Lata filmes

+ There are no comments

Add yours